3 de outubro de 2017

Menino achado sob cama de detento no PI foi deixado em presídio pelos pais, afirma Conselho Tutelar

Os pais do garoto de 12 anos encontrado debaixo da cama de um detento no Piauí relataram ao Conselho Tutelar que deixaram o filho no presídio porque estavam muito cansados para levá-lo de volta para casa, segundo a conselheira Nazaré Castelo Branco. O caso aconteceu durante visitação na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, localizada no município de Altos, a 38 km ao norte de Teresina, no último sábado (30).
De acordo com a conselheira, os pais relataram que foram visitar o preso, que é amigo da família e a mãe iria pegar o menino no dia seguinte. “Eles são de situação vulnerável e foram a pé visitar esse amigo. Relataram que é uma caminhada muito longa e estavam cansados. O adolescente disse que ele mesmo pediu para ficar”, informou a conselheira.
A profissional informou ainda que o menino nega que tenha sofrido abuso por parte do detento, que cumpre pena por estupro, segundo a Secretaria de Justiça (Sejus). “A fala do adolescente prevalece e em depoimento ele relata que não aconteceu coisa nenhuma, que estava lá assistindo filme. A mãe do menino ia levar ele para casa no dia seguinte quando voltasse ao presídio para lavar as roupas desse preso”, disse Nazaré Castelo Branco.
O Conselho Tutelar, apesar disso, afirma que a postura dos pais é repreensível. “Isso não é uma coisa normal ou correta. Lugar de criança e adolescente não é no presídio e tem que haver mais segurança e um trabalho mais eficaz no sentido de não permitir crianças em celas. Também não é correto dos pais permitir que o filho passe a noite em um presídio”, afirmou a conselheira.
O menino foi achado depois que agentes penitenciários notaram uma movimentação suspeita em um dos prédios da undiade prisional. Após vistoria, o garoto foi retirado da cela.
O caso é investigado pela Sejus e o secretário Daniel Oliveira disse que solicitou um relatório sobre o episódio. “Determinamos para que fosse apurado e as investigações também estão correndo no âmbito da Polícia Civil. Além disso solicitei um relatório para o gerente da unidade prisional”, declarou o secretário de justiça em entrevista à Rádio Clube nesta terça-feira (3).(g1)



Nenhum comentário:

Postar um comentário