4 de janeiro de 2017

Vereadora propõe proibir fogos de artifício em Curitiba para proteger animais

Projeto que pode proibir a queima e o manuseio de fogos de artifício em Curitiba começou a tramitar na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (3). A proposição é da vereadora Fabiane Rosa (PSDC), que está em seu primeiro mandato. Segundo Fabiane, o objetivo é acabar com os danos provocados pelo ruído em animais, principalmente os considerados domésticos.
A vereadora justifica o projeto alegando que há relatos sobre grandes bandos de aves que perdem a referência com os estouros dos artefatos pirotécnicos e até mesmo com as luzes emitidas durante os espetáculos. '' Os animais domésticos chegam a óbito por sustos e medo desenvolvido pela ação descabida e sem limite da população humana. Temos que lembrar que a audição dos cães e gatos é extremamente sensível ,'' frisa.
A vereadora ainda cita dados do Ministério da Saúde sobre acidentes provocados pelo manuseio dos artefatos. “Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes provocam queimaduras importantes. 20% lesões, lacerações e corte e 10% ocasionam amputações de membros superiores, lesão de córnea ou perda da visão, lesão do pavilhão auditivo ou perda permanente da audição”, detalha.


Cachorro na Câmara
No domingo de posse, Fabiane entrou com um cachorro na Câmara para assinar o termo. Ela é considerada uma das importantes defensores da causa animal em Curitiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário