11 de agosto de 2015

Em Matinhos Baleia é encontrada morta na orla

Pela segunda vez em menos de quatro meses, uma baleia jubarte foi encontrada morta na orla de Matinhos, no Litoral do Estado. Segundo informações divulgadas pelo Correio do Litoral, o animal foi parar na praia já em estado de decomposição e foi enterrado pela prefeitura da cidade ainda neste domingo (9).
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  temporada de reprodução das baleias, que acontece entre  julho e novembro atraí para a costa brasileira mais de 15 mil baleias das espécies franca e jubarte. Para fugir do inverno rigoroso da Antártida, onde buscam alimento entre os meses de dezembro e junho, as baleias viajam milhares de quilômetros para acasalar ou dar à luz seus filhotes nas águas cálidas do nosso litoral.
A foto foi tirada pelo surfista Jorge Porvilho, que salvou duas crianças de um afogamento no último dia 2 na Ilha do Mel.
Jubarte
Os machos da espécie Jubarte costumam medir de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.
É uma espécie protegida desde 1967 e a estimativa é de existam de 30mil a 65 mil indivíduos no mundo.
As baleias-jubarte costumam ser solitárias ou vivem em grupos efêmeros que duram apenas algumas horas. Os agrupamentos são mais estáveis no verão, quando cooperam entre si para fins alimentares.(bandab)

Nenhum comentário:

Postar um comentário