22 de julho de 2015

Morre na Santa Casa de Londrina Homem vítima de meningite

Um homem de 49 anos morreu vítima de meningite bacteriana grave na Santa Casa de Londrina no último domingo (19). Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, ele estava internado na instituição desde o último dia 14, quando veio transferido da Santa Casa de Cambé. 
Ainda conforme a assessoria, o homem ficou internado em uma ala isolada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. De acordo com o protocolo, ele veio a óbito às 21h do último domingo em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. 
Histórico 
Conforme informações da Santa Casa de Cambé, o homem havia dado entrada no hospital por volta das 23h do último dia dez, com um quadro de náuseas, vômito e confusão mental. O paciente foi internado no pronto-socorro da instituição e passou por um exame de tomografia de crânio, já que a primeira suspeita levantada pela equipe hospitalar é de que ele teria sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). 
Ainda segundo a Santa Casa, o quadro de saúde do paciente piorou por volta das 5h do último dia 11, quando ele precisou ser entubado e encaminhado para a UTI do hospital. Na unidade, o homem foi atendido por uma infectologista, que, após entrevistar familiares do paciente, suspeitou que ele estava com meningite. 
A suspeita da médica foi confirmada após o recolhimento do liquor da medula do homem, que estava turvo e não translúcido, segundo a Santa Casa. O líquido recolhido também passou por exames, e a meningite foi oficialmente confirmada no início da última semana, quando o hospital de Cambé entrou em contato com a central de leitos solicitando uma vaga para o paciente no Hospital Universitário (HU) de Londrina. 
O paciente aguardou pela vaga até as 16h do último dia 14, quando o médico de plantão identificou uma piora neurológica no quadro dele e solicitou transferência imediata para um hospital de alta complexidade, no caso, a Santa Casa de Londrina, unidade na qual o homem morreu no final de semana. 

Alerta 
Esse é a segunda morte envolvendo meningite na região de Londrina em uma semana. O Laboratório Central (Lacen) do Estado também analisa o óbito de um menino de quatro anos por suspeita da doença registrada na última terça-feira (14) no Hospital Universitário de Londrina

De acordo com a Secretaria de Saúde, Londrina teve 52 notificações da doença neste ano, sendo 19 casos de meningite viral, que não apresenta riscos. Já segundo informações da 17ª Regional de Saúde, 33 casos de diferentes tipos de meningite foram confirmados na região, que possui aproximadamente 1,8 milhão de habitantes nos municípios atendidos no Norte do Estado.(bonde)



Nenhum comentário:

Postar um comentário