14 de abril de 2015

Em Londrina Mais de 60 são denunciados por esquema de corrupção

O Ministério Público (MP) denunciou 62 pessoas por envolvimento no esquema de cobrança de propina na Receita Estadual de Londrina, investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na operação "Publicanos". 

Entre os denunciados estão 15 auditores, contadores, empresários e outras pessoas envolvidas na prática de mais de 70 crimes identificados até agora pelo MP. Nenhum nome possui foro privilegiado.

Em entrevista coletiva, o promotor Cláudio Esteves informou que outros delitos serão investigadores durante "diligências complementares" e que as irregularidades também podem ter ocorrido em outra cidade da região de Londrina, onde um outro núcleo de servidores comandava o esquema. Ele preferiu não confirmar o nome da cidade para não atrapalhar as investigações. 

Além disso, o promotor relatou que os responsáveis pelas empresas eram procurados pelos auditores que solicitavam "vantagens indevidas" para que as fiscalizações não fossem realizadas. "Os empresários que não aceitaram o pedido, sofreram autuações milionárias que excedem os valores legais. Ou seja, houve represália do grupo que rateava os valores", afirmou. 

Em um dos casos investigados, Esteves revelou que o empresário foi multado em R$ 4 milhões, mas recorreu e o valor da multa caiu para R$ 700 mil. O crime de lavagem de dinheiro, o volume arrecado de propina e o destino dos recursos continuam sendo apurados pelo MP, que pode abrir novos inquéritos no desdobramento da investigação. (Colaborou o repórter Edson Ferreira/Folha de Londrina)


APOIO CULTURAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário