21 de janeiro de 2015

Vendaval mata trabalhador e deixa outros 17 feridos; dois correm risco de morte

Um homem de 49 anos morreu durante um vendaval no município de Pérola, no Noroeste do Paraná, durante a tarde desta terça-feira (20). Os ventos fortes atingiram uma lavanderia industrial localizada na PR-485, numa estrada conhecida como Morango. Parte do telhado foi levada e duas paredes desabaram. Outras 17 pessoas ficaram feridas. 

De acordo com a Polícia Militar (PM), Inácio Rodrigues Mota era funcionário da lavanderia. Uma das paredes caiu sobre ele, que não resistiu e morreu no local. "O teto voou e, com o impacto, as paredes do salão que tem aproximadamente 600 metros quadrados caíram", explicou o Sargento Esgló, da Polícia Militar de Pérola. O corpo do trabalhador foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama. 

Antes mesmo da chegada dos policiais, funcionários e responsáveis pelo estabelecimento iniciaram o transporte dos feridos ao hospital. "Foi um susto muito grande. O atendimento foi complicado para nós, pois o hospital da cidade é pequeno. Felizmente, todos conseguiram atendimento", garantiu. "As equipes médicas de folga foram chamadas e ambulâncias do Samu encaminharam os pacientes graves à cidade vizinha". 

Cerca de 50 pessoas trabalhavam no local no momento da ventania, que aconteceu por volta das 15h. A maioria buscou abrigo e conseguiu se salvar. Dos feridos, dois foram levados ao Hospital São Paulo, em Umuarama, em estado grave. São eles: Asjol Hussain, 22 anos, natural de Bangladesh, e Rosilene Aparecida dos Santos, 43 anos. Ambos estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sedados e com respirador mecânico. O quadro de saúde deles é grave, com risco de morte. 

O restante dos feridos sofreu escoriações generalizadas e já foi liberado. O Corpo de Bombeiros e aDefesa Civil também compareceram ao local para avaliar a estrutura e constatar se houve irregularidades ou negligência na construção do imóvel. 

O Instituto Tecnológico Simepar não possui estação meteorológica em Pérola e não registrou avelocidade do vento. Em Umuarama, cidade mais próxima, as rajadas atingiram 43,9 km/h. "Provavelmente, a intensidade foi bem maior tendo em vista o tamanho dos estragos", comentou o meteorologista Paulo Barbieri. 

Nesta quarta-feira (21), segundo ele, novos vendavais podem ocorrer, especialmente no Norte do Paraná. "Isso acontece devido à chegada de frente fria ao estado, que acaba encontrando um ambiente muito aquecido", explicou.(bonde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário