12 de dezembro de 2014

No Paraná Termina Hoje sexta a vacinação contra a poliomielite e o sarampo

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo termina nesta sexta-feira (12) em todas as unidades de saúde do Paraná. 86,64% das crianças menores de cinco anos foram imunizadas contra a poliomielite e 83,93% contra o sarampo.
A orientação da Secretaria estadual da Saúde é para que os pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças procurem as unidades o mais rápido possível, pois a campanha não será prorrogada novamente.
Para receber a vacina contra a poliomielite, a criança deve ter no mínimo seis meses de idade. Já para ter direito à tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, a idade mínima é um ano de vida.
A imunização é essencial para manter o Paraná livre da poliomielite e do sarampo. "A reintrodução dessas doenças é possível porque esses vírus ainda circulam em outras regiões do Brasil e do Mundo", afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Segundo o coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, é importante que os pais não se esqueçam de levar também a carteirinha de vacinação de seus filhos. "É importante manter o esquema vacinal atualizado. Se houver alguma pendência, a criança pode tomar a vacina na hora", disse.
Tanto o sarampo quanto a poliomielite estão erradicados no Paraná. O Estado não registra casos de sarampo desde 2000. No entanto, estados da região nordeste do Brasil tiveram casos confirmados de sarampo em 2014.
Já a poliomielite está erradicada no Brasil. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países localizados na Ásia Central, Oriente Médio e África Central ainda registram casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário