30 de agosto de 2012

Tempestade tropical Isaac perde força ao avançar pelos EUA

Tormenta que chegou a ser furacão foi rebaixada nesta quarta.
Sistema para proteger Nova Orleans de enchentes funcionou perfeitamente.

A tempestade tropical Isaac deve se tornar mais fraca conforme se dirige ao centro e norte dos Estados Unidos nesta quinta-feira (30), após causar estragos significativos no Golfo do México enquanto era furacão de categoria 1. Apesar da força da tormenta, seu impacto foi muito menor que o do furacão Karina, que devastou Nova Orleans há sete anos.
O Isaac tocou a terra na Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 128 km/h. Ainda nesta quinta, o Isaac deve perder mais força e se tornar uma depressão tropical. Entretanto, ele ainda pode causar chuvas e ventos fortes por onde passar, levando a inundações.
A tempestade tropical deve se mover pelo Centro dos Estados Unidos nos próximos dias.
Em Nova Orleans, o prefeito Mitch Landrieu disse que o sistema de US$ 14,5 bilhões construído para proteger a cidade de inundações após o Katrina funcionou perfeitamente. O furacão Isaac deixou mais de 730 mil pessoas sem luz na Louisiana e no Mississippi.
MorteA primeira morte após a passagem do furacão Isaac pela Louisiana, nos EUA, foi confirmada pela polícia na cidade de Vermilon Parish.
De acordo com o delegado Mike Couvillon, um homem de 36 anos que tentava ajudar dois amigos a retirar um veículo que estava preso embaixo de uma árvore antes da passagem do furacão, na terça, acabou caindo de uma altura de mais de 5 metros e morreu.
O corpo de Carlos Medelín-Guillen foi identificado por familiares nesta quarta-feira. O acidente ocorreu pouco antes de o furacão tocar a terra na costa oeste da Lousiana.
Outro homem de 47 anos que estava numa moto aquática na segunda, na fronteira entre o Alabama e a Flórida, está desaparecido, segundo a Guarda Costeira, que continuou as buscas nesta quarta.
Nova Orleans
Em Nova Orleans, as ruas ficaram quase vazias nesta quarta, inclusive no velho bairro francês onde poucas pessoas permaneciam em alguns bares ainda abertos na cidade, que foi o berço do jazz.
Sob trombas d'água e fortes ventos que anunciam a proximidade do furacão, muitos de seus habitantes protegeram as janelas de suas casas e armazenaram alimentos.
Isaac causa inundações em Mississippi (Foto: Rogelio V. Solis/AP)Isaac causa inundações em Mississippi (Foto: Rogelio V. Solis/AP)
Após a ruptura de linhas de transmissão provocada por rajadas de vento, cerca de 300 mil moradores da Louisiana estavam sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira, informou a companhia Energy Louisiana.Isto nos traz lembranças", afirmou Melody Barkum, de 56 anos, que passou vários dias presa em um teto à espera da chegada das equipes de resgate após a passagem do Katrina, que inundou 80% da cidade.
No entanto, as autoridades mostram-se otimistas, assegurando que desta vez Nova Orleans escapará do pior graças aos bilhões de dólares destinados a trabalhos que foram realizados nos últimos sete anos com o objetivo de reforçar os diques e os sistemas de bombeamento.fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário