16 de agosto de 2012

Moradores se revoltam com prisões e entram em confronto com policiais da UPS

 
Polícia diz que há resistência quanto a presença deles
Moradores da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba, se reuniram para protestar na noite desta quarta-feira (15) depois da apreensão de dois adolescentes nas ruas do bairro, recentemente ocupada por policiais da Unidade Paraná Seguro (UPS). Havia cerca de cem pessoas na manifestação que disseram estar revoltados com policiais que teriam disparado tiros de borracha contra duas adolescentes. A polícia alega que houve desacato e desrespeito contra eles e também que há grande resistência por parte de alguns moradores quanto a presença deles no local.
Houve tumulto no manifesto dos moradores que queimaram entulhos e bloquearam algumas ruas. De acordo com os manifestantes, os policiais foram truculentos o que os deixaram revoltados. “Eles aprenderam os adolescentes e estavam querendo briga”, relata Meri Teresinha Fernandes, uma das manifestantes.
Um reforço policial foi solicitado na região para conter os ânimos. A Tenente Baldan, do 13° Batalhão da Polícia Militar conversou com a Banda B sobre a ação da polícia. “Inicialmente houve a apreensão de um indivíduo menor de idade que tinha desacatado os policiais, nisso os moradores, talvez até no intuito de arrebatá-lo, se revoltaram e começaram a agredir os policiais e jogar pedras contra a viatura. Mesmo depois da chegada do reforço as agressões dos moradores perduraram”
Ainda, de acordo com a tenente, a hostilidade de alguns moradores da região da CIC é grande e a polícia agiu dentro das abordagens padrão para o local. “A polícia agiu na legalidade e deu voz de apreensão aos adolescentes por desacato. A utilização das balas de borracha foi necessária dentro do uso gradual e progressivo da força. Tudo é feito para manter a ordem no local”, reforçou a tenente Baldan.
As adolescentes supostamente feridas por tiros de balas de borracha foram atendidas pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) com escoriações leves. A situação se normalizou por volta das 3h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário